Vila de Morro de São Paulo

De ilha isolada a paraíso tropical: Morro de São Paulo

Em 1531, Martin Afonso de Souza descobriu Morro de São Paulo. No entanto, o processo de atração de turistas demorou mais de 400 anos! Por isso, o Marujo decidiu sintetizar a transformação: de ilha isolada a paraíso tropical.

Em primeiro lugar, outro importante personagem da nossa linha do tempo é Francisco Romero, responsável pela colonização das terras. Os indígenas, entretanto, não deixavam barato e atacavam constantemente as suas tropas. Assim, como opção para refúgio e concentração, em 1535, as tropas precisaram fundar uma vila em um ponto costeiro do norte da ilha de Tinharé: Morro de São Paulo. Portanto, a riqueza de monumentos históricos que até hoje encontramos em Morro, deve-se ao fato da região ter sido palco de muitas batalhas (acesse aqui o nosso post sobre a Fortaleza de Tapirandú) .

Daí em diante, os habitantes da ilha se mantinham através de atividades de pesca como principal fonte de renda. Até os anos 60, praticamente não havia turistas. Nos anos 70 houve seu ‘redescobrimento’ e abriram-se as portas para o turismo. Em 1985 chega a eletricidade de forma definitiva, os hippies e mochileiros. Assim, Morro de São Paulo foi se tornando um local onde todos se sentem em casa.

“Mas como ocorreu a ‘revolução’ na infraestrutura?”, você deve se perguntar. As casas dos pescadores que ali viviam se transformaram em pontos de comércio e de administração pública, abrindo espaço para a modernização e aconchego.

Por fim, devo ressaltar uma curiosidade: em MSP, não há carros nem motos, apenas nos casos de polícia, ambulância e recolhimento do lixo. O maior sinal de cidade grande que você pode encontrar é uma pista de pouso, para aqueles que fizerem o trajeto de avião.

Se pudesse descrever Morro de São Paulo em duas palavras, usaria: rústico e aconchegante, e você?

Saiba Mais

  • Compre sua passagem na nossa loja virtual e dê o primeiro passo para conhecer este paraíso!
  • Quer conhecer mais sobre Morro de São Paulo? Para começar, pode acessar nosso post Um paraíso a ser visitado e descubra muito mais sobre a ilha.
  • Além disso, acesse também nosso Instagram e acompanhe as novidades sobre o turismo em Morro de São Paulo e nossa agenda diária de travessias: @ilhabelatmssa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.