Fortaleza de Tapirandú: vista panorâmica

A histórica Fortaleza de Tapirandú: do portaló ao forte

Dentre todas as fortalezas do Brasil, Tapirandú definitivamente precisa de uma atenção especial. É o primeiro ponto que se avista na chegada a Morro de São Paulo e merece a sua visita.

Fortaleza de Tapirandú: vista marítima
Fortaleza de Tapirandú: vista marítima

História

Em 1630, o “Forte Velho”, primeiramente foi construído com uso de pedras e óleo de baleia a mando do governador Diogo Luís de Oliveira. Sua localização tinha importância estratégica para defesa do Brasil colônia, sobretudo por fazer parte da principal rota para abastecimento da capital. Dessa forma, a fortaleza servia de proteção tanto contra invasores do arquipélago de Tinharé quanto da Baía de Todos os Santos.

Posteriormente, em 1728, o Conde de Sabugosa ordenou a construção do “Novo Forte da Ponta”, com o intuito de ampliar a fortificação. Assim, neste momento surgiu o Pórtico de entrada do Forte e as muralhas que ligam o Pórtico ao Forte Velho, formando a Fortaleza de Tapirandú, com uma extensão total de 678 metros.

A Fortaleza de Morro de São Paulo foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1938, por ser um dos mais importantes monumentos militares do Brasil e com relevância arquitetônica e histórica. Sua última reforma ocorreu de 2010 a 2018 e, atualmente, o Forte está sob administração do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia).

Visita

Atualmente, a fortaleza recebe muitos estrangeiros e brasileiros de outros estados, entretanto sem batalhas dessa vez! Ao contrário, o Forte é o cartão de visitas de Morro de São Paulo e dá as boas vindas a todos os visitantes.

O Pórtico é também conhecido como Portal de Morro de São Paulo, ou Portaló, e é passagem obrigatória para todos que chegam pelo píer de Morro de São Paulo. O trajeto das muralhas, entre o Portaló e o Forte Velho, tem o mar à esquerda e mata à direita sendo uma caminha leve e prazerosa até a principal estrutura da fortificação . Chegando lá o visitante poderá tirar belas fotos desse patrimônio histórico. Além disso, tem também um linda prainha pouco conhecida logo atrás do Forte, vale a pena conferir.

Por fim, você sabia que o melhor ponto para ver o pôr do Sol é lá? Definitivamente, além de ser um local super calmo e de fácil acesso, tem uma das melhores vistas.

Dicas

  • Para ir para Morro de São Paulo, compre sua passagem na nossa loja virtual!
  • Caso queira conhecer mais sobre Morro de São Paulo, acesse nosso post Um paraíso a ser visitado e descubra muito mais sobre a ilha.
  • Por fim, acesse também nosso Instagram. Acompanhe as novidades sobre o turismo em Morro de São Paulo e nossa agenda diária de travessias: @ilhabelatmssa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.