Olá, passageiros! Eis aqui o seu Marujo pra compartilhar algumas informações básicas sobre a navegação. A saber, todos os termos que nós apresentaremos fazem parte do vocabulário da tripulação e são muito úteis em diversos contextos.
Popa X Proa
Geralmente, uma embarcação (seja lancha, seja catamarã ou até navio) é dividida em três partes principais: proa, meia-nau e popa. Os termos vêm do latim e se referem, respectivamente, à frente, ao meio e à traseira do barco. Desse modo, dominar essas nomenclaturas facilita processos como a ancoragem e reboque.
Bombordo X Boreste
Os termos de navegação bombordo e boreste fazem referência ao lado do barco, sendo, respectivamente, esquerda e direta. Assim, as cores vermelha (bombordo) e verde (boreste) são responsáveis pelas sinalizações nos portos.
Dito isso, vale destacar que boreste também pode se chamar “estibordo”.
Milhas náuticas
A milha náutica é uma unidade de medida usada quase exclusivamente pela marinha. Posto isso, uma milha náutica corresponde a 1852 metros (1,852 km), mas atenção! Não as confunda com milhas terrestres. Estas são a unidade de medida de países como Estados Unidos e Inglaterra.
Tábua de maré
Por fim, tábua de maré é uma projeção dos horários de maré alta e maré baixa. A cada 6 horas, aproximadamente, o mar completa um ciclo e alterna entre maré cheia (alta) e maré baixa. Desse modo, ela é muito importante para pescadores e marinheiros. Aliás, até mesmo você pode precisar dela, pois é bom dar uma conferida na tábua do destino para não passar nenhum aperto ou frustração (algumas piscinas naturais, por exemplo, podem estar cobertas durante uma maré cheia).
Em síntese, esses são os principais termos de iniciação na navegação 😉
Caso tenha alguma dúvida ou tenha algum outro que não mencionei, deixe nos comentários! Ah, e não esquece de:
- Seguir nosso Instagram pra ficar de olho em Morro de São Paulo;
- Garantir a sua passagem na nossa loja virtual.