Um paraíso a ser visitado

Morro de São Paulo

Sem sombra de dúvidas , Morro de São Paulo é um paraíso que precisa ser visitados por aqueles que amam a mistura de natureza, belas praias, gastronomia, aventura e  história. 

Localizada a 64 km ou 34 milhas náuticas de Salvador, Morro de São Paulo localiza-se na Ilha de Tinharé que pertence ao município de Cairú. Este cantinho do Brasil foi descoberto em 1531 pelo navegador português Martin Afonso de Souza , porém até os anos 70 era um lugar praticamente inexplorado. 

Hoje em dia Morro de São Paulo é o terceiro maior polo turístico da Bahia , perdendo apenas para Salvador e Porto Seguro. Não perca tempo: venha se apaixonar por Morro de São Paulo.

DESTAQUE: Você sabe o porquê do nome Morro de São Paulo? Em 29 de Julho de 1534, dia de São Paulo, esse vilarejo foi nomeado sede da capitania hereditária de Ilheus e por esse motivo foi nomeada Morro de São Paulo. Vale ressaltar que sua fundação ocorreu apenas no ano seguinte em 1535

Pontos de Interesse

  • PORTALÓ: Logo na chegada à Morro, você  se depara com um incrível Potaló que faz parte da estrutura da Fortaleza de Tapirandú, aproveite para fazer algumas fotos pois logo em seguida você vai se deparar com uma subida íngreme que te levará ao centro da vila.
  • CENTRO DA VILA: É no centro da vila que se inicia a noite de Morro de São Paulo. Desde o pôr do sol ate por volta das 22h é o local de maior agito. Lá você encontrará restaurantes, pousadas (entres elas a histórica Pousada O Casarão) e uma feirinha de artesanato.
  • PRAIAS: Seguindo em frente você encontrará uma nova ladeira, porém agora decendo (ufa!) e ai então começam as praias que são nomeadas de acordo com sua sequência em Primeira praia, Segunda Praia , Terceira Praia, Quarta praia.
    • A Primeira Praia é a menor de todas e é onde os aventureiros que descem a Tirolesa aterrissam. Tem 300 m e é mais frequentada pelos nativos e surfistas porém é uma excelente praia para banho.
    • A Segunda praia é a mais badalada. Lá você encontrará pousadas pé na areia, restaurantes refinados e durante o dia cadeiras de praia e toldos estarão lotados, aprecie no final do dia as partidas de futevôlei. Uma passarela de madeira te levará a percorrer os 400 m dessa linda praia onde você também desfrutará de muita música ao vivo. Da primeira e da segunda praia você avista os nossos catamarãs chegando e saindo da ilha.
    • A Terceira praia pode ser explorada pela areia apenas na maré baixa. Quando a maré está alta só pode ser percorrida pela passarela de madeira. É daqui que saem os passeios de volta a ilha . É nesse local também que se encontra a Fazenda Caieira com sua pista de pouso por onde chegam aqueles que optam pelo transporte aéreo.
    • Já a Quarta praia é a mais extensa de todas. Nos seus 8 quilômetros você encontrará piscinas naturais cheias de peixes nadando ao seu redor. Lá também se encontram os maiores hotéis e resorts. Esse é o local ideal para os que buscam sossego total.
    • A Quinta praia ou Praia do Encanto é a última praia antes de Garapuá. Extremamente deserta e encantadora. Para chegar lá você pode alugar charretes ou uma bicicleta.
  • FAROL: No seu trajeto marítimo rumo a Morro de São Paulo, ainda bem antes de sua chegada, você avistará o Farol de Morro de São Paulo. Construído entre 1848 e 1855, ele tem acesso através de uma trilha que se inicia em frente a Igreja de Nossa Senhora da Luz e alterna entre uma escadaria rústica e uma caminhada. Prepare o fôlego para essa aventura! No ponto mais alto você encontrará o Farol que é administrado pela Marinha do Brasil. O melhor porém ainda está por vir. Continuando pela trilha da esquerda você vai se deparar com um deck de madeira que é um mirante que te dá uma vista espetacular do lado oeste de Morro de São Paulo onde estão o Forte e o píer de chegada lá embaixo. Já seguindo pela trilha que fica ao lado direito , você vai se deparar com uma vista do mirante da tirolesa. Uma vista fantástica das praias e da vila de Morro de São Paulo. Nesse mirante você encontrará ruínas do que foram fortificações construídas para proteger Morro de São Paulo.
DESTAQUE: Na época de sua construção, esse farol era considerado o mais moderno de todo o litoral brasileiro.
  • FORTALEZA DO TAPIRANDÚ: A Fortaleza de Tapirandú, ou Forte de Morro de São Paulo, também é logo avistada na sua chegada por via marítima. Essa fortificação teve sua construção inicial em 1630 porém passou por várias destruições e reformas devido a inúmeras batalhas ao longo do tempo sendo a última reforma finalizada recentemente em 2018 pois o forte e seu conjunto de baterias encontravam-se em ruínas. Vale muito a visita no final de tarde para acompanhar o pôr do sol de lá. O acesso fica logo após o Portaló de entrada de Morro virando a direita. Ao final da caminhada pelas muralhas da fortaleza você encontrará o forte e se estiver disposto pode tomar um belo banho de mar na prainha que fica logo após o forte.
DESTAQUE: outros locais incríveis onde você pode curtir o pôr do sol são: Toca do Morcego (paga para entrar porém o astral é incrível), mirante que fica após a trilha a esquerda do Farol, Hotel Portaló e Pousada Passárgada além do pôr do sol na praia da Gamboa.
  • IGREJA NOSSA SENHORA DA LUZ: Óbvio que não poderia faltar em Morro de São Paulo uma igreja. Entre 1610 e 1612 foi construída uma pequena capela no local aproximadamente onde hoje se encontra o Farol. Com o passar do tempo e a deterioração desse símbolo religioso decidiu-se por construir a atual igreja que se encontra logo após a subida de chegada ao Morro. Sua construção teve início em 1628 e só foi finalizada em 1845. Tem estilo barroco e uma história de saques e roubos que depredaram seu acervo. Recebeu o nome da padroeira local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *