Opções de trajeto semiterrestre entre Salvador e Morro de São Paulo

Semiterrestre: as 3 opções de roteiro

Nossa missão é levar você ao seu destino, não por acaso nosso slogan é “a certeza de ir e vir”! 😀 Nossa principal opção para os traslados entre Salvador e Morro de São Paulo é certamente o trajeto direto de catamarã por via marítima. Apesar disso, alguns dias São Pedro não parece estar lá muito animado. Sendo assim, nestes dias, buscamos todas as alternativas possíveis para não deixar nossos passageiros sem realizar a viagem programada. Avaliamos os trechos de cada roteiro semiterrestre e seguimos viagem pelo que ofereça mais segurança e conforto aos nossos passageiros, de acordo com a situação do dia. Como sempre, o Marujo está aqui para esclarecer cada detalhe e, desde já, tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá!

Quando optamos pelo roteiro semiterrestre?

  • Acima de tudo, quando a Capitania dos Portos interrompe as travessias em mar aberto. Em dias de muito vento e/ou muita chuva, a Capitania dos Portos nos envia um comunicado interrompendo as travessias em mar aberto, como é o caso do traslado direto entre SSA e MSP. Em geral, tais condições climáticas são mais comuns durante o período de inverno, entre junho e setembro. Como sempre, cumprimos todas as determinações da Autoridade Marítima. Dessa maneira, o trajeto semiterrestre é nossa alternativa para cumprir nossos traslados diariamente, durante todo o ano.
  • Ainda que liberada a travessia pela Capitania dos Portos, é responsabilidade do comandante da embarcação a avaliação das condições de navegação. Nossa experiência de mais 20 anos realizando esta travessia é a base para nossas decisões marítimas. Nestes casos, a segurança e o conforto dos passageiros será sempre nossa prioridade. Nesse sentido, faremos a opção mais adequada de acordo com as condições de navegação observadas.
  • Frequentemente realizamos revisões em nossos catamarãs para garantir o bom funcionamento dos nossos motores e estrutura da embarcação a fim de assegurar a qualidade dos nossos serviços. Além disso, também executamos rotinas diárias de manutenção preventiva, antes e após nossas viagens. Ainda assim, como em qualquer transporte motorizado, eventualmente, poderemos nos deparar com algum problema mecânico que nos impeça de realizar a viagem. Nestes casos, também estaremos preparados para replanejar a viagem e realizar uma das alternativas de roteiro semiterrestre.

Como funciona cada opção de semiterrestre?

Agora sim, podemos ir direto ao ponto: como funciona? No mapa abaixo, ilustramos cada trecho das opções de trajeto. Siga abaixo com as descrições e acompanhe os trechos de cada opção pelo mapa. Todos os trechos já estão incluídos no nosso serviço e não haverá nenhuma outra taxa a ser cobrada durante o percurso.

Opções de trajeto semiterrestre entre Salvador e Morro de São Paulo
Opções de roteiro semiterrestre entre Salvador e Morro de São Paulo

Roteiro via Mar Grande

Lancha para Mar Grande (em Itaparica)
  1. Primeiramente realizamos a travessia marítima para Mar Grande, na ilha de Itaparica, em lanchas convencionais. Tempo médio estimado: 50 minutos.
  2. Em seguida fazemos o trecho terrestre entre Mar Grande e o Atracadouro (Ponta do Curral). Esse trecho é realizado em van, micro ônibus ou carro . Tempo médio estimado: 1 hora e 30 minutos.
  3. Por fim, realizamos a travessia marítima de lancha ou barco entre o Atracadouro e MSP. Tempo médio estimado: 30 minutos.
  4. Além disso, gasta-se em média 40 minutos para embarques e trocas entre os meio de transporte.
  5. Em suma, o tempo estimado para todo o percurso é de, em média, 3 horas e 30 minutos.

Roteiro via Bom Despacho

Ferry-Boat para Bom Despacho (em Itaparica)
Ferry-Boat para Bom Despacho (em Itaparica)
  1. Caso o serviço de lanchas para Mar Grande não esteja operando normalmente, faremos outra opção de roteiro. Nossa viagem até Itaparica será realizada através do sistema de Ferry-Boat. Antes de tudo, realizaremos primeiramente um traslado em direção ao terminal de São Joaquim. Esse traslado será através de táxis ou vans. Tempo médio do traslado: 10 minutos.
  2. Em seguida, realizaremos o embarque no Ferry-Boat que nos levará em direção a Bom Despacho, na ilha de Itaparica. Tempo médio estimado: 1 hora
  3. Depois seguiremos pelo trecho terrestre de van, micro ônibus ou carro entre Bom Despacho e o Atracadouro (Ponta do Curral). Tempo médio estimado: 1 hora e 40 minutos.
  4. Por fim, realizaremos a travessia marítima de lancha ou barco entre o Atracadouro e MSP. Tempo médio estimado: 30 minutos.
  5. Além disso, gasta-se em média 50 minutos para embarques e trocas entre os meio de transporte.
  6. Em suma, o tempo estimado para todo o percurso é de, em média, 4 horas e 10 minutos.

Roteiro via BR

Vans para o transporte do trecho terrestre
Vans para o transporte do trecho terrestre
  1. Nos casos em que tanto a lancha de Mar Grande quanto o Ferry-Boat estejam com restrições ou operação fora da normalidade, seguiremos pela BR. Nosso roteiro será mais longo, entretanto quase 100% pela estrada. Primeiramente, partiremos do Terminal Náutico da Bahia com vans em direção ao Atracadouro (Ponta do Curral). Tempo médio estimado: 4 horas.
  2. Por fim, realizaremos a travessia marítima de lancha ou barco entre o Atracadouro e MSP. Tempo médio estimado: 30 minutos.
  3. Além disso, gasta-se em média 20 minutos para embarques e trocas entre os meio de transporte.
  4. Em suma, o tempo estimado para todo o percurso é de, em média, 4 horas e 50 minutos.

Embarcações utilizadas na travessia marítima entre o Atracadouro e Morro de São Paulo.

Dicas do Marujo:

  • Quer conhecer mais sobre Morro de São Paulo? Para começar, pode acessar nosso post Um paraíso a ser visitado e descubra muito mais sobre a ilha.
  • Quer viajar logo para lá? Acesse nossa loja virtual e garanta sua passagem para esse paraíso.
  • Por fim, acesse também nosso instagram e acompanhe as novidades sobre o turismo em Morro de São Paulo e nossa agenda diária de travessias: @ilhabelatmssa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.